
Bonobo

Chimpanzé

Gorila

Humano

Oragotango
Existem cerca de 5 espécies de grandes primatas. Vivem em praticamente todo o mundo, encontrando-se a maioria em África, onde chimpanzés, bonobos, gorilas e humanos se encontram. Humanos são os que têm a maior distribuição geográfica, vivendo em todos os continentes, exepto a Antártida.


Crânios de orangotango e gorila
Crânio de humano e chimpanzé
Nos seus primeiros anos um bebê é criado por a mãe, vivendo com
ela durante muitos anos, no caso dos humanos pode até viver mais de 20 anos junto com ela.
Conseguem agarrar objetos com as mãos e com os pés e cada exemplar de cada espécie têm uma impressão digital diferente.

Gorila fêmea a testa a profundidade da água com um pau
Os grandes primatas usam habitualmente ferramentas para conseguir resolver um problemas (como chegar a um amendoim dentro de uma caixa),
A maior característica dos grandes primatas é a sua inteligência incomum no reino animal, provavelmente são os 5 animais mais inteligentes do mundo, sendo o humano o mais inteligente.
Humanos conseguem se comunicar com os demais grandes primatas com linguagem gestual. Todos passam no teste do espelho e todos conseguem resolver problemas muito complicados. Humanos conseguem até construir grandes abrigos.

2 grandes primatas a comunicar (jovem humano fêmea à esquerda e jovem chimpanzé macho à direita)
Alimentação
Os grandes primatas são todos omnívoros, alimentando-se principalmente de frutas, tubérculos, sementes, porém também podem comer folhas ou até mesmo carne, orangotangos são os que se alimentam menos de carne e humanos são os que comem mais carne. Chimpanzés e humanos podem caçar presas com até o dobro do seu peso.

Orangotango alimentando-se de fruta
Descrição: São animais grandes, sendo o mais pequeno o bonobo com apenas 30-60kg e 85cm de altura. O maior de largura e peso é o gorila com até 1,9m de altura, 2,7mm de envergadura e com até 180kg. O maior de altura é disputado entre o gorila e o humano, em média ambas as espécies têm por volta de 1,7m de altura, mas os recordes de altura diferenciam muito, o maior humano medido tinha 2,36m de altura, enquanto o maior gorila tinha 1,95m. Sendo assim que ganha o título do primata mais alto é o humano. Em todos os grandes primatas, os machos são geralmente maiores, mais pesados e mais fortes que as fêmeas. Apresentam grandes mandíbulas, porém a mandíbula dos humanos diminui muito de tamanho, dando espaço para o cérebro crescer. Gestão nos grandes primatas dura 8-9 meses, nascendo um filho ou raramente gémeos. Tornam-se completamente maduros por volta dos 13-18 anos. Gorilas, chimpanzés, humanos e bonobos vivem geralmente em grupos familiares entre 2-20 indivíduos, enquanto o orangotango é solitário. Os grupos de chimpanzés dependem da quantidade de fruta existente no seu território. Os grupos de chimpanzés e gorilas são sempre liderados por um macho dominante.
Predadores:
Bonobo- Crocodilos, leopardos e humanos
Chimpanzé- Crocodilos, leopardos, raramente pitões gigantes e humanos
Gorila- Humanos e raramente leopardos
Humanos- (por viverem em quase todo o mundo, têm muitos predadores) Tigres, leões, leopardos, raramente jaguares, raramente pumas, muito raramente chimpanzés, por vezes lobos, raramente dingos, por vezes cães domésticos, raramente coiotes, ursos, hienas, crocodilos, alligatores, anacondas, por vezes pitões, raramente dragões de komodo, muito raramente peixe-tigre-golias, por vezes tubarões, muito raramente piranhas, muito raramente peixe-gato e muito raramente meros.
Longevidade:
Bonobo: 30-50 anos
Chimpanzé: 40-60 anos
Gorila: 35-50 anos
Humano: 40-85 anos
Orangotango: 35-50 anos
População:
Bonobo: Entre 10.000 e 50.000 exemplares
Chimpanzé: 3000.000 exemplares
Gorila: 206.000 exemplares
Humano: 7.600.000.000 exemplares
Orangotango: 67.000 exemplares

Os cinco grandes primatas (orangotango, chimpanzé, gorila, humano e bonobo)
Sem comentários:
Enviar um comentário